Resumo

O Comité Olímpico Internacional (COI) reafirma a sua forte posição contra a politização do desporto. Esta posição é um Princípio Fundamental da CartaOlímpica, que diz:
“Reconhecendo que o desporto ocorre no âmbito da sociedade, as organizações desportivas do Movimento Olímpico devem aplicar a neutralidadepolítica. Têm os direitos e obrigações de autonomia, que incluem estabelecer e controlar livremente as regras do desporto, determinar a estrutura egovernação das suas organizações, gozar do direito de eleições livres de qualquer influência externa e da responsabilidade de garantir que os princípios daboa governação sejam respeitados. aplicado.”
A Carta Olímpica também afirma:
“A missão do COI é promover o Olimpismo em todo o mundo e liderar o Movimento Olímpico. O papel do COI é: (…) opor-se a qualquer abuso político oucomercial do desporto e dos atletas.”
Estes princípios foram reconhecidos e apoiados repetidamente por diversas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nos últimos anos,incluindo expressamente o “reconhecimento dos princípios fundamentais da Carta Olímpica” 
 

Arquivo