Declínio da prática de atividade física ao longo dos anos escolares. Quando e onde intervir?
Por Jaqueline A. da Silva (Autor), Kelly S. da Silva (Autor), Bruno G.G. da Costa (Autor), Jéssika A.J. Vieira (Autor), André R. Machado (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Para que ações voltadas à promoção de atividade física no contexto escolar sejam bem sucedidas, faz-se necessário saber em quem (ano escolar) e em que momento (recreio, educação física escolar) intervir. Informações deste caráter permitem que programas de intervenção direcionem suas estratégias de maneira mais efetiva. OBJETIVO: Analisar a prática de atividade física no recreio (RC), educação física (EF) e tempo escolar total (TT) em rapazes e moças de acordo com o ano escolar. MÉTODOS: Análise secundária da linha de base do estudo ―Mexa-se – De mãos dadas pela saúde‖, conduzido com escolares do 6º ao 9º ano de Florianópolis (2015). Foram incluídos os alunos que utilizaram acelerômetros durante o período escolar por três dias ou mais, com pelo menos uma aula de EF e que forneceram informações referentes ao sexo e ano escolar (n = 406). Pontos de corte de Evenson et al. (2008) foram utilizados para classificar atividade física leve (AFL) e moderada a vigorosa (AFMV) no RC, EF e TT. Análise de variância, com post hoc de Bonferroni, estratificada por sexo, foi empregada para testar diferença entre AFL e AFMV entre os anos escolares. RESULTADOS: Entre os rapazes, houve redução de AFMV no 8º (EF: 6,85min/dia e TT: 10,90min/dia) e 9º ano (EF: 7,1min/dia) em relação ao 6º ano (EF: 10,7min/dia e TT: 16,9min/dia). A prática de AFL reduziu no 7º (EF: 16,8min/dia), 8º (EF: 15,7min/dia e TT: 56,2min/dia) e 9º ano (EF: 16,2min/dia e TT: 51,7min/dia) em relação ao 6º ano (EF: 19,1min/dia e TT: 67,3min/dia). Quanto às meninas, houve redução da prática de AFMV no 7ª (RC: 1,2min/dia) 8º (RC: 1,1min/dia; EF: 3,8min/dia e TT: 6,18min/dia) e 9º ano (RC: 1,0min/dia; EF: 2,9min/dia e TT: 5,8min/dia) em relação ao 6º ano (RC: 1,8min/dia; EF: 5,8min/dia e TT: 8,7min/dia). Houve decréscimo de AFL no 7º (EF: 15,9min/dia), 8º (RC: 6,0min/dia; EF: 13,9min/dia e TT: 44,5min/dia) e 9º (RC: 5,7min/dia; EF: 14,2min/dia e TT: 43,1min/dia) quando comparados ao 6º ano (RC: 7,4min/dia; EF: 19,3min/dia e TT: 59,9min/dia). CONCLUSÃO: Em geral, houve menor tempo despendido em AFL e AFMV no RC (somente moças), EF e TT entre adolescentes do 8º e 9º ano em relação aos do 6º ano. Intervenções destinadas a rapazes e moças neste período da adolescência podem auxiliar a evitar o declínio da prática de atividade física desta população.