Decolonialidade educativa: das bases biológicas do conhecimento à contribuição para a motricidade humana
Por Yuly Eliana Castiblanco Rodriguez (Autor), Jordano Andrés Rozas Córdova (Autor), Sergio Alejandro Toro Arévalo (Autor).
Resumo
O objetivo deste ensaio é construir criticamente outras possibilidades de ação educativa, principalmente a partir da relação entre aluno e professor dentro do ambiente educacional. Refletir sobre este trabalho articulando a perspectiva da Biologia do Conhecer, da Decolonialidade e da Motricidade Humana, no contexto atual da educação formal tradicional, torna-se um desafio maior devido ao número de ações enquadradas em teorias e práticas nas quais se desenvolve uma educação hegemônica mais voltada para reprodução e dominação. Para isso, analisamos e discutimos as bases da Biologia do Conhecer, articuladas com a Motricidade Humana, como princípios epistêmicos convergentes, para aprofundar compreensões e outras formas de abordar e traçar um caminho possível para uma educação situada e reconhecedora das condições do ser vivo humano, de suas especificidades, condição sistêmica e complexa, orientada para a amplitude e profundidade existencial pessoal e comunitária.