Deficiência auditiva: estratégias metodológicas

Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 67 - 77

Resumo

No decorrer dessa segunda seção, você aprenderá a desenvolver uma metodologia aplicada à deficiência auditiva para que, futuramente, consiga aplicar um plano de ensino esportivo e/ou plano de aula para essa população. Visto que você já conhece as características da deficiência, ficará mais fácil considerá-las no planejamento para que consiga desenvolver a atividade, a fim de proporcionar uma igualdade de aprendizado para todos. Para isso, preparamos uma situação-problema para que você reflita e aprenda de maneira prática e aplicada ao seu cotidiano. Relembrando a situação realidade apresentada no Convite ao Estudo, nesse momento você já iniciou seus trabalhos no núcleo de reabilitação, com a turma de Carol e Daniel. Você tem como objetivo, nessa semana, de realizar atividades coletivas em quadra utilizando bolas de vôlei, basquete, handball e futsal. O principal objetivo das atividades é estabelecer um canal de comunicação entre você, os alunos e, principalmente, a comunicação interna entre os participantes da atividade. Para a primeira atividade, você pensou em desenvolver uma queimada com a bola de vôlei. Durante o planejamento da atividade, você refletiu sobre as características individuais buscando desenvolver as adaptações necessárias e optou em escrever as regras para ler e mostrar aos alunos. No decorrer da explanação do jogo, você percebeu que apenas Daniel sabia ler, novamente Carol não entendeu as orientações, pois começou a ficar nervosa e, sempre que você buscava se comunicar com ela, fechava os olhos e virava de costas, perdendo o contato visual.