Resumo

Estudos sobre a escola, em diferentes áreas do conhecimento, apontam que ao se materializar ações educativas em que a inclusão de alunos com deficiências integra o projeto político escolar representa um avanço inovador e contribui significativamente com as discussões e debates sobre uma temática já relevante. Focar a vida da pessoa com deficiência e refletir cientificamente sobre temas relacionados a um segmento social, compreendemos que estas são pessoas com toda a complexidade emocional e existencial de qualquer ser humano. Aqui estamos centrados numa concepção de homem que pensa, age, e sente e que pressupõe um fazer dialético, de criação constante do conhecimento a partir da superação e/ou negação às diferenças. Inserido no bojo desses estudos, buscou-se aqui analisar a partir de dinâmicas, diálogos e vivências junto com alunos, práticas lúdicas que possam contribuir para a superação do preconceito com as diferenças sejam de qualquer caráter. Metodologicamente adotamos os princípios da pesquisa- ação e os conceitos chaves da etnometodologia para garantir a leitura dos dados com base nas seguintes categorias de análises cooperação, integração, respeito, humanização que representam um processo de valorização pessoal. Este estudo foi realizado na Escola Estadual Timbi do Município de Camaragibe – PE, dentro das aulas de Educação Física durante a semana escolhida, escolheu para homenagear a Pessoa com Deficiência.

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