Deficiência visual: estratégias metodológicas
Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 109 - 122
Resumo
No decorrer desta segunda seção, você aprenderá a desenvolver uma metodologia aplicada à deficiência visual para que futuramente consiga aplicar um plano de ensino esportivo e/ou plano de aula para essa população. Visto que você já conhece as características da deficiência, ficará mais fácil considerá-las no planejamento para que consiga desenvolver a atividade, a fim de proporcionar uma igualdade de aprendizado para todos. Para isso, preparamos uma situaçãoproblema para que você reflita e aprenda de maneira prática e aplicada ao seu cotidiano. Relembrando a situação realidade apresentada no Convite ao Estudo1 , nesse momento você ainda está trabalhando no Clube Esportivo para Pessoas com Deficiência Visual – CEPoDV, com Maria, que tem 12 anos, diagnosticada com deficiência Visual (DV) – Congênita, nascida sem a córnea; João, que tem 13 anos, diagnosticado com DV – Congênita, adquirida antes dos 3 anos de idade em um acidente, devido a um esmagamento do globo ocular direito e esquerdo; Lúcia, que tem 12 anos, diagnosticada com Baixa Visão (BV) – Congênita; e Mauro, que tem 11 anos, diagnosticado com BV – Congênita. Nenhum dos alunos se conhecia ainda. Você terá como objetivo, nessa semana, desenvolver um jogo de Goalball , na quadra de vôlei. O jogo escolhido é de caráter coletivo. Com intuito de animar os alunos e mostrar a evolução da turma para a equipe do clube, você marcou uma partida de demonstração com uma torcida pelas equipes compostas pelos funcionários da entidade. Para isso, terá que apresentar aos alunos os materiais adaptados e a regras que utilizará durante o jogo.