Resumo

A finalidade deste estudo é delinear as dificuldades para a implantação de serviços de treinamento profissionalizante pelos profissionais de uma instituição educacional para deficientes mentais, através da pesquisa participante. A proposta era a realização de uma análise estrutural do conjunto de variáveis que dificultam a implantação e funcionamento destes serviços. Por outro lado, pretendia-se também que, a partir das dificuldades detectadas pelo grupo, fossem esboçadas soluções para os problemas encontrados, ainda que este tipo de intervenção institucional seja vagarosa e os resultados colhidos a longo prazo. Utilizou-se como procedimento a realização de reuniões com o grupo de profissionais da Escola, onde eram selecionados e discutidos os problemas diretamente relacionados com a implantação de programas de treinamento profissionalizantes. Os resultados evidenciaram que entre os problemas dificultadores encontravam-se: inadequação dos programas de assessoramento desenvolvidos junto à instituição, a concepção inadequada de treinamento profissionalizante pelos profissionais da escola, a situação financeira das instituições que atendem a essa clientela, as condições de trabalho de seus profissionais, levando ao desestímulo e a frustração, a falta de oportunidade para a qualificação do pessoal da instituição. Outros problemas levantados conduziram a uma análise da estrutura de funcionamento da instituição: revisão de seus objetivos, necessidade de melhor entrosamento entre os vários setores, falha na atuação da Diretoria Mantenedora. Foram ainda apresentadas soluções para a triagem dos alunos para os programas de treinamento profissionalizantes, reformulação das atividades curriculares da escola, estratégias para combater o problema das atitudes negativas e estereotipadas junto à comunidade e aos empregadores, seleção das atividades pré-profissionalizantes a serem desenvolvidos e montagem do programa de treinamento em auxiliar de horticultura.

Acessar