Resumo

Pequenos Jogos são utilizados concomitantemente no processo de treino de jogadores de futebol e na avaliação da capacidade de jogo dos atletas. A configuração 3vs.3 apresenta-se como importante meio tanto no treinamento quanto na avaliação por representar o contexto decisional do jogo permitindo uma efetiva participação dos atletas. Estudos em diferentes idades e níveis competitivos utilizaram a configuração 3vs.3 para investigar demandas técnicas, táticas físicas e fisiológicas de jogadores de futebol. Diante da heterogeneidade dos estudos em relação à seleção dos sujeitos, e da consequente dificuldade de generalização dos resultados, este estudo buscou realizar uma revisão sistemática com ênfase nas respostas táticas, técnicas, físicas e fisiológicas da configuração 3vs.3 em estudos com pequenos jogos no futebol com atletas de diferentes idades e níveis competitivos. Compuseram a amostra deste estudo 12 trabalhos publicados, selecionados por meio do protocolo PRISMA. Resultados apontam para similaridades entre a demanda física no pequeno jogo e no jogo formal para todas categorias investigadas, à exceção da sub-19. Em relação às ações técnicas, o estudo com atletas profissionais reportou maior incidência de finalizações em relação às investigações com a categoria sub-17. Já em relação ao comportamento tático, o estudo com a categoria sub-15 reportou maior incidência de princípios táticos por minuto em comparação aos estudos na categoria sub-11, principalmente em relação aos princípios táticos ofensivos. Em resumo, observaram-se diferenças nas respostas táticas, técnicas, físicas e fisiológicas de jogadores de futebol de diferentes idades e níveis competitivos durante pequenos jogos na configuração 3vs.3. A partir destas diferenças, sugere-se cuidado na generalização de resultados de estudos para outras categorias, bem como ajuste nas cargas de treino/configurações do jogo para sua utilização no treinamento de jogadores de futebol de diferentes idades e níveis competitivos.Referências 1. Aguiar M, Botelho G, Lago C, Maças V, Sampaio J. A review on the effects of soccer small-sided games. Journal of Human Kinetics. 2012; 33(1): 103-13. PRAÇA, MORALES e GRECO R. bras. Ci. e Mov 2017;25(4):141-152 150 2. Graça A, Mesquita I. Modelos e concepções de ensino dos jogos desportivos. In: Tavares F, editor. Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar. Porto: Universidade do Porto; 2013. 3. Mesquita I. Perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo. In: Nascimento JV, Ramos V, Tavares F, editores. Jogos Desportivos: formação e investigação. Porto: Porto; 2013. 4. Pinho ST, Alves DM, Greco PJ, Schild JFG. 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