Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a corpa gorda (o corpo feminino gordo) e outros universos dissidentes podem ser visibilizados e potencializados através de elementos burlescos, tais como: performance autoral de curta duração, sátira, erotismo, pasties (tapa-seios) e strip-tease. Com o movimento Body Positive (imagem corporal positiva) ganhando força no século XXI através da internet, as discussões sobre a aceitação e valorização dos corpos gordos aumentaram consideravelmente. Mesmo assim ainda é raro o protagonismo de atores gordos, principalmente atrizes gordas, nos palcos e produções para grande mídia: as corpas gordas ainda não possuem a visibilidade e a recepção que alguns corpos marginalizados já estão conquistando na televisão, no cinema e nas plataformas de streaming de vídeo. Socialmente a corpa gorda é alvo de diversas violências cotidianas; entretanto, vou concentrar este estudo na relação afetivo-sexual destas corpas com os homens heterossexuais. Ao mesmo tempo em que a mulher gorda é vista como feia e inadequada para ser apresentada aos amigos e à família, sendo invisibilizada para relações de afeto público, por outro lado sua corpa é objetificada: considerada pelos homens como ideal para o sexo, em razão das grandes proporções, servindo somente para momentos sigilosos. É uma corpa que convive com a misoginia e a gordofobia, que não tem vantagens afetivas e sociais, existindo só para o prazer do outro. Através da performance “DEMÔNIA DEVORADORA DE CARALHOS” exponho essa hipersexualização e utilizo-a em meu favor, buscando transformar a subserviência, a objetificação e toda a minha corpa em potência cênica.