Resumo

Resumo: Este texto teve origem em palestra subordinada ao tema "Cenário Nacional da Educação Brasileira e Pós-Graduação". Retoma teses do etnólogo Andre Leroy-Gourhan, sobre a origem e desenvolvimento das técnicas e dos saberes humanos, confrontando-as com momentos desse processo na educação e na pesquisa que se fez no Brasil, ao longo da história. Aponta-se, dese modo, para as dimensões reduzidas do sitema de ciência e tecnologia aqui produzido, quando confrontado com as necessidades de adaptação ao meio tecnológico mundial, ameaçando e modo permanente a própia adaptação ao meio natural. Investir em saúde, educação, ciência,e técnica não é algo que possa ser visto pelo ângulo financeiro: investimentos nestes setores definem, em termos econômicos e antropológicos, a sobrevivência e a expansão biotecnológica de um povo. Sem eles, o que se faz, na verdade, é condenar o coletivo inteiro a morte lenta. Salvo, é claro, os pequenos setores que escapam do inferno, integrando-se em outros coletivos, usando privilégios e tornando-se parte de outros povos. O que podemos fazer? No plano, político mais amplo, controle sobre o Executivo, por parte dos outros poderes da República. No plano das universidades, ação dos órgãos colegiados sobre a política da administração, bem como sobre as políticas de financiamento e fomento à pesquisa. Palavras-chave: Ciência e tecnologia, financiamento, fomento à pesquisa