Depressão e Ansiedade em Universitários de Educação Física na Cidade de Montes Claros, Mg/brasil
Por Wellington Danilo Soares (Autor), Tanielly Nunes Farias (Autor), álvaro Parrela Piris (Autor), Priscilla Duarte Soares Correa (Autor), André Fabrício Pereira da Cruz (Autor), André Luiz Gomes Carneiro (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 296, 2023.
Resumo
Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar a prevalência de ansiedade e depressão em universitários de uma instituição pública do ensino superior da cidade de Montes Claros-MG. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 39 universitários, na faixa etária de 20 a 35 anos (23,8 ± 3,4 anos), do curso de Educação Física Licenciatura que se encontravam cursando do 4° ao 8º período no ano de 2020. Como instrumentos, foram utilizados o Questionário de dados socioeconômico, Inventário de Beck de Ansiedade (BAI) e Inventário de Depressão Beck (BDI). Foram feitas análises descritiva e comparativa através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 24.0 para Windows. Resultados: Na maioria (69,2%) dos universitários pesquisados não foi identificada a depressão, seguidos de sintomas de depressão leve (12,8 %) moderada (7,7%) e grave (10,3%). Também a maioria (43,6%) dos pesquisados não apresentaram sintomas de ansiedade, e com sintomas leve (17,9%), moderada (23,1%) e grave (15,4%). Conclusão: Foi possível verificar que o número de acadêmicos com sintomas de ansiedade foi maior que os sintomas de depressão, assim, faz-se necessária a realização de outros estudos sobre a presente temática, tendo em vista que a porcentagem de problemas psicológicos cresce cada vez mais.
Referências
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