Desafiando o Abismo Tradicional: Uma Aproximação Entre Práticas Inovadoras e o Modelo de Educação Esportiva no âmbito da Educação Física Escolar
Por Bruna Saurin Silva (Autor), Ana Claudia Ferreira de Souza (Autor), Mariana Zuaneti Martins (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2023 a -
Resumo
Na busca de possíveis articulações didáticas, objetivamos analisar se o modelo de educação esportiva é capaz de produzir o protagonismo e a autonomia dos estudantes, coadunar com a inovação pedagógica na educação física escolar. Para tanto, fizemos um estudo de caso em uma escola, durante um semestre letivo, combinamos observação, entrevista com a professora e grupo focal com os alunos. O modelo ajudou a inovar na abordagem do esporte, promoveu maior e diversificada participação discente, autonomia e corresponsabilidade. Permanece ainda como limitante o legado do modelo tradicional de aula, de modo que inovar é um desafio não só didático, mas também cultural.