Resumo

A prática dos esportes tem grande potencial para engajar crianças com níveis maiores de AF, e uma das estratégias pedagógicas robustamente investigada é a matematização dos desempenhos, os quais a criança consegue identificar os efeitos dos seus esforços, resultando em uma maior percepção de autossuperação. Objetivos: Analisar os desempenhos para duas condições de nado contínuo e intervalado; Comparar as magnitudes de diferenças entre as condições para ambos os sexos; Investigar a habilidade para controle de ritmo. Metodologia: Participaram do experimento 28 crianças de uma escola de Santos. Todos envolvidos com o clube de natação, oferecido como recurso complementar das aulas de Educação Física Escolar. Os desafios foram realizados em dois dias. No dia 1 - os participantes foram estimulados a nadarem por 2’ a maior quantidade possível de braçadas do nado borboleta, após 5’ de intervalo, a mesma tarefa foi repetida, porém em dois tempos de 1’ com intervalo de 30” para quantificação das braçadas. Após 5’ de intervalo um novo desafio foi realizado, agora com o nado crawl para os tempos de nado contínuo e intervalado respectivamente de 3’ e 3 x 1’; No dia 2- as crianças foram estimuladas a nadar 50m para a máxima intensidade e após 5’ deveriam tentar acertar o ritmo de 70% do desempenho anterior em 4 tentativas, para a mesma distância e intervaladas por 2’ cada. Finalmente, após 10’ de intervalo nadaram a maior distância possível em 5’. Estatística: O teste t de Student para medidas repetidas foi usado para comparar os desempenhos nas condições de nado contínuo e intervalado, bem como, na condição de esforço máximo e 70%. Já o teste de Mann-Whitney foi usado para analisar as magnitudes de diferenças dos desempenhos entre os sexos e o teste de correlação de Pearson foi usado identificar as magnitudes de relação entre a consistência inter tentativas e o nado contínuo. Resultados: Os achados demonstraram que para o nado borboleta as crianças foram capazes de realizar 38,14 (12,6) braçadas no nado contínuo e no intervalado 50,3 (14,5) resultando em uma diferença superior de performance 31,9%. Já para o nado crawl, na condição de nado contínuo as crianças realizaram 118,1 (49) metros para a condição nado contínuo e 157,7 (54,9) metros para a condição intervalada, resultando em desempenho superior de 19,7%. A tabela 1 indica as diferenças estatísticas entre as condições investigadas. Ainda, não detectou-se diferenças significativas entre os sexos para as duas condições investigadas. Para o teste de controle de ritmo apenas na quarta tentativa detectou-se diferença estatística significativa para p=0,032 Cohen’s d= 0,804, na análise da consistência do ritmo inter tentativas e a maior distância nadada observou-se correlação inversa r= -0,79 p=0,006.