Desafios e conquistas na organização dos jogos escolares de uma escola na zona rural de aurora do Pará
Por Edila da Silva Moreira (Autor), Dais Cardoso dos Santos (Autor), Lilian Sales (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este é um relato de experiência que aborda a organização dos Jogos Escolares em uma escola municipal da zona rural de Aurora do Pará, no Estado do Pará. Foi produzido a partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado I, direcionado à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo registrar os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados alcançados ao realizar um evento esportivo que promoveu valores sociais e educacionais por meio da prática esportiva. Os dados foram coletados a partir da observação participante e acompanhamento do trabalho da professora de Educação Física e da coordenação da equipe administrativa da escola. O evento, realizado em setembro de 2024, durante a Semana da Pátria, contou com a participação de estudantes de diferentes faixas etárias, distribuídos em equipes. As modalidades escolhidas incluíam futebol, vôlei, atletismo (4m), queimada, bandeirinha, corrida de saco, amarelinha adaptada e jogos pedagógicos (dama, dominó, uno, entre outros), na qual, cada aluno escolheria qual ou quais atividades gostaria de participar. Na cerimônia de abertura, houve entrada das bandeiras, juramento e apresentação cultural. O evento contou com a presença de todos os funcionários da escola que foram divididos em equipes para ficar responsável por uma referida modalidade, o que foi de suma importância para a realização do mesmo. A classificação era feita pelas vitorias e derrota em cada jogo, dessa forma na final foi feita a premiação com medalhas para as equipes vencedoras. Os principais desafios enfrentados foram a ausência de infraestrutura adequada, como quadra poliesportiva, limitações de materiais e o difícil acesso à escola devido à localização remota. Para superar essas barreiras, foram realizadas adaptações criativas, como o uso de materiais recicláveis para confeccionar equipamentos esportivos. A improvisação de espaços permitiu que as atividades fossem realizadas, ainda que em condições adversas. Os resultados destacaram o entusiasmo e a participação ativa dos alunos, que vivenciaram pela primeira vez, valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina por meio das práticas esportivas. As atividades favoreceram o desenvolvimento motor, social e emocional dos participantes, promovendo integração entre as turmas e maior socialização, incluindo alunos de escolas anexas. Conclui-se que, apesar das dificuldades, os Jogos Escolares foram pedagogicamente exitosos, reforçando a importância de eventos esportivos como ferramentas pedagógicas no contexto escolar, especialmente em áreas rurais. O esforço conjunto da equipe escolar, a criatividade nas adaptações e a dedicação de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar os objetivos propostos. Essa experiência proporcionou um olhar sensível às realidades das escolas rurais e ressaltou o papel transformador da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos.