Resumo

Este é um relato de experiência que aborda a organização dos Jogos Escolares em uma escola municipal da zona rural de Aurora do Pará, no Estado do Pará. Foi produzido a partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado I, direcionado à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo registrar os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados alcançados ao realizar um evento esportivo que promoveu valores sociais e educacionais por meio da prática esportiva. Os dados foram coletados a partir da observação participante e acompanhamento do trabalho da professora de Educação Física e da coordenação da equipe administrativa da escola. O evento, realizado em setembro de 2024, durante a Semana da Pátria, contou com a participação de estudantes de diferentes faixas etárias, distribuídos em equipes. As modalidades escolhidas incluíam futebol, vôlei, atletismo (4m), queimada, bandeirinha, corrida de saco, amarelinha adaptada e jogos pedagógicos (dama, dominó, uno, entre outros), na qual, cada aluno escolheria qual ou quais atividades gostaria de participar. Na cerimônia de abertura, houve entrada das bandeiras, juramento e apresentação cultural. O evento contou com a presença de todos os funcionários da escola que foram divididos em equipes para ficar responsável por uma referida modalidade, o que foi de suma importância para a realização do mesmo. A classificação era feita pelas vitorias e derrota em cada jogo, dessa forma na final foi feita a premiação com medalhas para as equipes vencedoras. Os principais desafios enfrentados foram a ausência de infraestrutura adequada, como quadra poliesportiva, limitações de materiais e o difícil acesso à escola devido à localização remota. Para superar essas barreiras, foram realizadas adaptações criativas, como o uso de materiais recicláveis para confeccionar equipamentos esportivos. A improvisação de espaços permitiu que as atividades fossem realizadas, ainda que em condições adversas. Os resultados destacaram o entusiasmo e a participação ativa dos alunos, que vivenciaram pela primeira vez, valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina por meio das práticas esportivas. As atividades favoreceram o desenvolvimento motor, social e emocional dos participantes, promovendo integração entre as turmas e maior socialização, incluindo alunos de escolas anexas. Conclui-se que, apesar das dificuldades, os Jogos Escolares foram pedagogicamente exitosos, reforçando a importância de eventos esportivos como ferramentas pedagógicas no contexto escolar, especialmente em áreas rurais. O esforço conjunto da equipe escolar, a criatividade nas adaptações e a dedicação de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar os objetivos propostos. Essa experiência proporcionou um olhar sensível às realidades das escolas rurais e ressaltou o papel transformador da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos.

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