Resumo

A essência da estratégia oceano azul é reconstruir as fronteiras do mercado, afastar-se da concorrência e criar um novo mercado. Para a concretização desta missão, Kim e Mauborgne (2005) advogam uma estrutura das seis opções estratégicas, que são caminhos alternativos capazes de conduzir as empresas até ao corredor das ideias oceano azul. O objetivo deste ensaio é apresentar caminhos alternativos para o setor dos ginásios/health clubs, a partir da referida estrutura (Kim & Mauborgne, 2005), de forma a proporcionar a sua análise por parte dos gestores dos ginásios, bem como a seleção da opção estratégica que seja mais adequada ao contexto específico do negócio. Como metodologia é utilizada uma descrição detalhada de cada uma das seis opções estratégicas a partir de uma reflexão da situação atual e das tendências/desafios do setor dos ginásios. Nesta sequência, é realizada uma análise das indústrias alternativas, dos grupos estratégicos dentro da indústria, da cadeia de compradores, dos produtos e ofertas de serviços complementares, do estímulo funcional/emocional oferecido aos compradores e do contexto temporal do setor. Como consideração final, é de realçar que a visualização do desporto praticado em ginásios à luz desta estrutura de opções estratégicas conduzirá a ideias de negócio que mudarão o contexto da prática, os grupos-alvo e os serviços prestados nas cidades do futuro.

Acessar