Desafios e possibilidades do handebol nas aulas de educação física escolar: um relato de experiência
Por Marinete da Frota Figueredo (Autor), Leidiane Soares Pereira (Autor), Marcelle Novais Pereira Assunção (Autor), Celina Xavier Pinho (Autor), Vitor Sérgio Silva Cotrim (Autor), Marlon Messias Santana Cruz (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO:
O esporte é altamente difundido na sociedade, se fazendo presente constantemente em nosso dia-a-dia, através de diversos meios de comunicação. Sendo um fenômeno culturalmente enraizado em nossa sociedade, sua presença se faz imprescindível no ambiente escolar para que possamos oferecer aos alunos condições de entendê-lo sobre as variadas possibilidades que este apresenta em nosso meio. A partir dessa premissa, se dá o ensino do handebol, um dos esportes mais antigos, porém pouco trabalhado nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, Bracht (2000) aponta que, se pretendemos mudar essa realidade precisamos trabalhar o esporte de maneira pedagógica possibilitando assim, o conhecimento critico e reflexivo do aluno, no sentido de contribuir com a sua formação cidadã. Assim sendo, o trabalho surgiu a partir da necessidade de oportunizar os acadêmicos de Educação Física a relacionar o conhecimento adquirido na disciplina de Handebol à prática pedagógica com a própria turma, para a partir disso discutir possibilidades de se trabalhar este conteúdo na realidade concreta.