Desafios do Ensino Superior em Educação Física Legitimidade Profissional e Acadêmica
Resumo
Ao comemorar os dez anos da Lei 9696/98 profissionais em todo o país celebram o direito de exercer a Educação Física como profissão. Certamente foi um avanço histórico, porém esta legitimidade profissional está atrelada a uma série de fatores que não são satisfatoriamente comtemplados apenas com a criação de uma lei.
Destaca-se no texto da lei, que nos Conselhos somente serão registrados profissionais possuidores de diploma em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido, exceção feita à situação dos provisionados. Neste sentido é preciso analisar o significado dos termos profissional e educação superior.
Segundo HOFFMAN e HARRIS (2002, p. 348), profissionais possuem as seguintes características:
“Realizam serviços para outros, conhecidos como clientes ou pacientes;
Admitem monopólio concedido pela comunidade para suprir certos serviços a seus membros;
São guiados por códigos éticos formais e informais elaborados para preservar a saúde e o bem estar de seus clientes;
Satisfazem às expectativas e às padronizações prescritas por suas subculturas profissionais;
Dominam habilidades complexas, respaldadas e guiadas por teorias sistemáticas e pesquisa.”
Portanto, não é apenas a lei que legitima uma profissão, mas especialmente a maneiras como o profissional atua, particularmente pela sua capacidade de usar o conhecimento especializado para resolver problemas relevantes à sociedade de maneira eficaz e ética. Para isso é preciso utilizar-se de uma série de teorias e métodos cientificamente fundamentados e também utilizar competências e habilidades que lhe permitam tomar decisões acertadas para cada circunstância. É isso, na verdade, que distingue o leigo do profissional, sua capacidade de compreender o quê, para que, como, quando, onde e por que.
É plausível subentender que esta concepção esta implícita na lei, pois cita a necessidade de diploma em curso de Educação Física autorizado e reconhecido, o que propicia o entendimento de que o lugar para produzir e divulgar conhecimento e ciência é o ensino superior.