Desafios no ensino de esportes baseado no jogo na universidade: obstáculos e resistências
Por Lucas Leonardo (Autor), Caio Luiz dos Santos Ferreira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O “exercício de ensinar esportes” é constantemente ameaçado quando os praticantes e/ou observadores não entendem as propostas pedagógicas do professor/treinador. As abordagens baseadas em jogos, ensino da lógica interna ou qualquer outro que não seja o tradicional é visto com certa aversão por não fazer parte do repertório metodológico das escolas de ensino público ou privado, e por consequência forma indivíduos com pensamentos unidimensionais sobre o ensino de esportes, que adentram a faculdade de educação física e se deparam com uma profundidade intelectual acerca do mesmo. Objetivo: Advindo destas problemáticas esse texto tem como finalidade evidenciar e expor as dificuldades e violências sofridas a uma turma de iniciação esportiva tardia nos âmbitos da Universidade Federal do Amazonas, protagonizados por calouros de licenciatura em educação física. Desenvolvimento: Esse ‘’choque’’ do tradicional com as novas tendências em pedagogia do esporte, muitas vezes acompanhado de falas errôneas sobre a ausência do “ensinar” ou da falta de instruções diretivas e corretivas sobre o gesto técnico dos jogadores, gera animosidade e estranheza a aqueles que passaram os anos de formação escolar sob uma metodologia do esporte tradicional e singular, que demonstra um reflexo da educação opressora, que através de indivíduos ainda não iniciados ou expostos a outras ideias sobre o ensino, perpetuam a opressão. Após a denúncia de atitudes preconceituosas e atos que tangenciam a violência, professores da instituição versados em pedagogia do esporte realizaram várias intervenções para a conscientização dos alunos recém-chegados à universidade. Sugestões: As dificuldades aqui expostas são representativas do público com o qual estamos ou estaremos envolvidos, seja em escolas, clubes e até mesmo no círculo acadêmico, é importante evidenciar que o profissional de educação física tem não só o desafio de aprender a ensinar, mas também o de ensinar a aprender esportes e criar ambientes seguros e inclusivos