Desafios Para a Pedagogia do Esporte Diante da Influência do Marketing na Configuração do Esporte Contemporâneo
Por Leandro de Melo Beneli (Autor), Marcelo Weishaupt Proni (Autor), Paulo César Montagner (Autor).
Resumo
A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte