Desafios Para Acreditação de Uma Nova Escola Médica
Por José Lucio Martins Machado (Autor), Marco Aurélio Marangoni (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O conceito de acreditação e qualidade nos serviços de saúde tem origem nos Estados Unidos, e se estendeu inicialmente, aos países de língua anglo fônica. No Brasil, surgiu através da iniciativa da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) que elaborou um manual para acreditação da rede hospitalar em 1991. Este fato desencadeou inúmeros desdobramentos, que viam a necessidade de fomentar e definir diretrizes para a melhoria de toda a rede de assistência à saúde no Brasil, que mais cedo ou mais tarde, iriam atingir a educação médica no país. Objetivo: Analisar criticamente se a ferramenta instituída pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), seria o modelo mais assertivo para fins de acreditação de uma nova escola médica. Métodos: Através do estudo da plataforma SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), desenvolvido com apoio do Conselho Federal de Medicina e de especialistas da área médica, foi realizada análise crítica se esta seria a ferramenta mais adequada para avaliar um curso de Medicina recém implantado em uma cidade de pequeno porte no interior do Estado do Paraná. Resultados: A plataforma SAEME demonstrou ser a ferramenta mais adequada para avaliar os critérios de acreditação de escolas médicas, mesmo naquelas recém implantadas. Conclusão: A plataforma SAEME, tem como escopo atender com rigor as normas e diretrizes tanto nacionais quanto internacionais quanto a qualificação do ensino médico no Brasil, já tendo sido validada e reconhecida internacionalmente pela World Federation of Medical Education em abril de 2019. Esta ferramenta demonstra ser a mais adequada para proceder a acreditação de escolas médicas, mesmo naquelas em fase inicial de implantação.