Desafios Para o Ensino das Lutas na Escola: Um Panorama a Partir da Base de Dados do Portal de Periódicos da Capes
Por Alisson Vieira Costa (Autor), Victor Lage (Autor), Marisete Peralta Safons (Autor), Felipe Rodrigues da Costa (Autor).
Resumo
O objetivo foi investigar os desafios e aproximações para o ensino das lutas na escola a partir da literatura disponível no Portal de Periódicos da Capes. A metodologia foi baseada no método qualitativo e de análise bibliográfica. Os estudos foram selecionados no período de julho a novembro de 2017, utilizando as palavras-chave: lutas; ensino das lutas; escola; artes marciais; pedagogia das lutas. A busca resultou em 6 artigos compatíveis com os critérios de inclusão. Os resultados apontam necessidade de mais propostas para o ensino das lutas na Educação Física; Conhecimentos sobre propostas pedagógicas, didática, planejamento e o que avaliar. A conclusão aponta no sentido de uma formação mais sólida para a diversificação dos conteúdos a serem ensinados.