Desafios e Possibilidades do Trabalho Pedagógico no Ensino da Educação Física no Contexto da Rede de Ensino Pública de Belém: a Experiência do Pibid/capes na Uepa
Por Zaira Valeska Dantas da Fonseca (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O trabalho aqui apresentado é fruto das experiências de ensino, investigação e intervenção realizadas pelos professores supervisores e alunos-estagiários no decorrer dasdisciplinas Estágio Supervisionado I e II, do curso de Educação Física da UEPA. Surgiu a partir da necessidade de consolidação da perspectiva de relação dialógica universidade-escola. O trabalho pedagógico desenvolvido pelo grupo partiu do pressuposto de que a Educação Física traz em sua trajetória a necessidade histórica e urgente de transformação das práticas desenvolvidas no interior da escola. No que concerne ao campo educacional, tais práticas têm sido marcadas hora pela vinculação à saúde, hora pelo tecnicismo exacerbado da esportivização da disciplina e hora pela ausência de ação mais sistemática do professor no que tange ao trato com o conhecimento da disciplina, o que caracterizou historicamente as conhecidas aulas “livres” (COLETIVO DE AUTORES, 1992).