Resumo

Esta pesquisa tematiza o jogo tradicional na interação com o jogo digital a partir da problematização: de que modo o jogo digital pode se tornar uma ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem do conteúdo jogos tradicionais (JTs) na educação física escolar? Objetivo: apresentar os processos utilizados na construção e desenvolvimento de um jogo da memória digital que tematiza e dinamiza os JTs desenvolvidos no Rio Grande do Sul (RS) como ferramenta pedagógica para a educação física escolar. Metodologia: Foram desenvolvidas duas fases: (1) Exploratória: levantamento bibliográfico sobre os JTs e jogos digitais; e (2) De Execução, realizado em 4 passos fundamentais: a) concepção (definição das linhas gerais do jogo); b) planificação (estrutura do jogo e material gráfico); c) implementação (desenvolvimento); e d) testagem preliminar. Resultados e discussão: A criação do jogo digital efetuou-se a partir de um trabalho multidisciplinar, envolvendo as áreas de educação física, informática e design, as quais formaram o produto final intitulado “Memória dos Jogos Tradicionais”. Conclusão: O produto configurou-se numa ferramenta pedagógica que contribui para a educação física escolar por possibilitar: - conhecer jogos tradicionais que fazem parte da diversidade cultural do RS e do Brasil; - estimular a inserção e a vivência do jogo tradicional como conhecimento da educação física escolar; - fortalecer a identidade pessoal e grupal; - propiciar espaços para a alegria, a sociabilidade, o fortalecimento de laços, a aprendizagem de habilidades motoras e cognitivas e o conhecimento de si; e fundamentalmente, experienciar o fascínio que o jogo exerce e o desejo de querer jogar de novo. 

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