Resumo

A Esgrima é considerada uma das artes marciais mais antigas do Ocidente, contudo
os estudos sobre esse esporte ainda são escassos. Na esgrima a ilustração mais
marcante de ação ofensiva é aquela feita com à fundo - projeção completa e brutal
do corpo para frente com volta em guarda, posição base. Neste nível dois problemas
devem ser resolvidos pelo atacante a coordenação entre braços e pernas e a rapidez.
O objetivo deste estudo foi verificar, por meio da cinemetria, o à fundo com florete
analisando as seguintes variáveis: deslocamento e velocidade das marcas colocadas
no punho e no quadril, e ângulo de cotovelo e joelho dos segmentos que realizam
o ataque e suas respectivas velocidades angulares. A amostra foi constituída por um
atleta de nível internacional representante do esporte Clube Pinheiros. O indivíduo
recebeu marcas contrastantes nas principais articulações, e foi filmado no plano
sagital executando o movimento de à fundo no próprio local de treinamento. As
imagens foram digitalizadas e processadas utilizando os programas Vídeo e UDP
elaborados pelo Instituto de Biomecânica de Colônia, Alemanha. Os resultados
apontam que a marca da mão se desloca para cima e para frente em uma trajetória
circular e a marca do quadril se desloca para baixo e também para a frente quase
numa linha reta até o toque, o inverso acontece após este instante. As curvas de
velocidade das marcas têm formato muito semelhante com a velocidade da marca
do quadril chegando a 3m/s e a do punho a quase 4m/s. O ângulo de cotovelo no
início do movimento se encontra em torno de 110º , na hora do toque chega
próximo de 180º onde permanece por quase 2s, retornando a 110º. No início do
movimento o ângulo do joelho está em torno de 100º ocorre uma ligeira extensão
até 140º na preparação para o toque, no toque chega a 90º, ocorrendo nova extensão
até 140º com retorno a 100º. O ângulo de 140º da perna precede a extensão completa
do braço e o inverso acontece no retorno à base. As curvas de velocidades angulares
de cotovelo e joelho alcançam valores positivos e negativos máximos muito
semelhantes (100º/s) mas a forma é bastante diferente pela própria característica do
movimento. A esgrima, sendo um esporte de velocidade e de coordenação precisa
dos movimentos de braços e pernas, tem muito a lucrar com a descrição mecânica
dos movimentos, podendo esta servir de base para correções de atletas com nível
de competição assim como servir de padrão para treinamento de base de futuros
atletas.

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