Descrição de Um Caso Envolvendo Marketing de Experiência Através de Patrocínio Esportivo no Segmento B2b
Por Paula Yumi Yamamoto (Autor), Maria Luiza de Oliveira Cordova (Autor), Leandro Carlos Mazzei (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 7, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever a utilização da estratégia de marketing de experiência através de patrocínio esportivo de uma empresa de comercio de equipamentos esportivos que atua no contexto business-to-business (B2B) com seus clientes. O artigo atua tem como base teórica autores que defendem que no segmento B2B, as relações podem ser influenciadas por atributos emocionais e nas evidências de que o patrocínio esportivo é uma maneira de comunicar estes atributos. A partir de Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas, foram identificadas quatro categorias: 1) Cultura Organizacional da Empresa; 2) Contexto e Histórico sobre ações de Patrocínio, 3) Patrocínio Esportivo; 4) Retornos com Marketing de Experiência, onde as considerações remetem que o Marketing de Experiência através de um patrocínio esportivo no contexto B2B deve contar com profissionalismo, ter coerência entre a cultura da empresa e objeto patrocinado, além de se estabelecer planos de ações para que o retorno almejado seja conquistado.