Descrição metodológica
Parte de Aspectos da inclusão da pessoa com deficiência e o jiu-jitsu brasileiro: uma proposta de formação continuada . páginas 15 - 19
Resumo
Realizamos uma pesquisa qualitativa, que buscava compreender melhor a relação dos professores, das PcD e o BJJ. A pesquisa qualitativa, segundo Deslandes et al. (2002, p. 21) “trabalha com o universo dos signifi cados, motivos, aspirações, crenças valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos a operacionalizações de variáveis”. Nesta pesquisa foram utilizados dois instrumentos para coleta de dados: (1) Questionário (Likert) respondido por 59 professores graduados acima da faixa marrom; (2) questionário semiestruturado respondido por 31 praticantes de BJJ com deficiência. Todos os participantes tomaram ciência do conteúdo da pesquisa e assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Este trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEP/HUCFF/UFRJ) e aprovado sob o número CAAE 05460919.4.0000.5257. O contato com os participantes foi realizado por redes sociais (facebook, instagram, whatsapp), e-mail e presencialmente (visitas a academias, projetos sociais e eventos relacionados ao tema). Decidiu-se por não restringir ou delimitar o convite à determinado grupo situacional ou regional, pois iria de encontro ao propósito do projeto, que é a inclusão das pessoas com defi ciência e a utilização da tecnologia para o compartilhamento de conteúdo e comunicação entre praticantes, transpondo as barreiras geográfi cas.