Resumo

Objetivo

O equilíbrio diminui rapidamente após meados dos anos 50, aumentando o risco de quedas e outros problemas de saúde resultados. Nosso objetivo foi avaliar se a capacidade de completar uma postura de uma perna de 10 s (OLS de 10 segundos) está associada à mortalidade por todas as causas e se adiciona informações prognósticas relevantes além do comum dados demográficos, antropométricos e clínicos.

Método

Estado antropométrico, clínico e vital e Os dados de OLS de 10 segundos foram avaliados em 1.702 indivíduos (68% homens) com idade entre 51 e 75 anos entre 2008 e 2020. A modelagem de Logrank e Cox foi usada para comparar a sobrevida curvas e risco de morte de acordo com a capacidade (SIM) ou incapacidade (NO) de completar o teste OLS de 10 s.

Resultados

No geral, 20,4% dos indivíduos foram classificado como NÃO. Durante um seguimento médio de 7 anos, 7,2% morreram, com 4,6% (SIM) e 17,5% (NÃO) no 10 segundos OLS. As curvas de sobrevivência foram piores para NO 10-s OLS (teste log-rank=85,6; p<0,001). Em um ajuste modelo incorporando idade, sexo, índice de massa corporal e comorbidades, a HR de mortalidade por todas as causas foi maior (1,84 (IC 95%: 1,23 a 2,78) (p <0,001)) para NO indivíduos. Adicionando OLS de 10 s a um modelo contendo fatores de risco estabelecidos foi associado com melhor previsão de risco de mortalidade conforme medido por diferenças em -2 log de probabilidade e integrado melhoria da discriminação.

Conclusão

Dentro das limitações do controle não controlado variáveis ​​como história recente de quedas e atividade, a capacidade de completar com sucesso o OLS de 10 s está independentemente associado à mortalidade por todas as causas e adiciona informações prognósticas relevantes além da idade, sexo e várias outras variáveis ​​antropométricas e clínicas. Existe um benefício potencial em incluir o OLS de 10 s como parte do exame físico de rotina em pacientes de meia-idade e adultos mais velhos.

Acessar