Desempenho das Habilidades Motoras de Alunos do Proamde com Paralisia Cerebral
Por Rebeca Rocha de Oliveira (Autor), Fernanda Gomes Monsores (Autor), Juliana Cruz Ferreira (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Analisar o desempenho das habilidades motoras combinadas em adultos com paralisia cerebral(PC).MÉTODO:A amostra foi constituída por 5 indivíduos, sendo 3 homens e 2 mulheres, todos participantesdo Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). Foi utilizada a avaliação interna do pro-grama, baseada nos testes (TGMD-2; KTK; EDM- Rosa Neto), aplicada duas vezes ao ano, com o intuito deavaliar o desenvolvimento dos alunos. Na pesquisa, trabalhou-se apenas os pontos: Driblar em deslocamentocom a mão (D/E), Conduzir a bola com o pé (D/E) e saltar com ambos os pés para frente. Na primeira ava-liação, observamos as habilidades e dificuldades na realização da atividade, no ponto 2, três dos indivíduosapresentaram muita dificuldade em manter o domínio da bola em movimento e apenas um não conseguiurealizar.RESULTADOS:Através dos dados obtidos, houve a averiguação do desempenho dos indivíduos. Nointervalo entre as avaliações, houveram 24 aulas, sendo duas sessões semanais, e duração de 75 minutos cada.Após a intervenção, os participantes foram reavaliados para verificar a melhoria ou estagnação. Após a coletade dados, foram comparadas as duas avaliações, e notou-se que houve uma melhoria significativa, em que osindivíduos apresentaram pouca/nenhuma dificuldade na realização das atividades propostas.CONCLUSÃO:-Concluí-se que as atividades que estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras são essenciais para oavanço motor de pessoas com PC nas ações que envolvem deslocamento e controle dos membros superiorese inferiores auxiliando-as na melhor realização das simples atividades diárias