Desempenho das Habilidades Motoras Fundamentais de Crianças com Deficiência Intelectual
Por Leandro Martinez Vargas (Autor), Gustavo Luis Gutierrez (Autor), José Irineu Gorla (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2014. Da página 55 a 65
Resumo
O presente estudo tem por finalidade analisar o desempenho das habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) de crianças de 7 a 12 anos com deficiência intelectual. Participaram da pesquisa 47 alunos, de ambos os gêneros. As crianças foram avaliadas por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). O tratamento estatístico foi realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Os resultados apontaram que: as crianças avaliadas apresentaram um atraso motor em relação a população de referência; a diferença entre a idade cronológica e a idade motora estimada para cada subteste foi significativa e; os meninos apresentaram desempenho significativamente melhor em relação as meninas nos subtestes de locomoção e controle de objetos do TGMD-2. Recomenda-se a implementação de um programa interventivo, com o objetivo proporcionar um melhor aprimoramento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças e consequente diminuição do atraso motor.