Desempenho Escolar e Iniciação em Natação Para Alunos do Ensino Fundamental Ii
Por Lyandra Limeira de Alencar (Autor), Luan Carlos Carreteiro Ueno (Autor), Matheus Elias Pimentel da Silva (Autor), Ronan Caio Cavalcante Ribas (Autor), Luiz Fernando Gouvêa-e-silva (Autor), Daniela Cristina Pantoja Neves (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A prática esportiva na infância/adolescência deve ser incentivada não somente pelos seus benefícios biológicos, mas pelos cognitivos também. Visto que, poderá auxiliar em um melhor desempenho escolar. Objetivo: Verificar o efeito da iniciação da natação no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental II de escolas públicas do município de Santarém-PA. Materiais e métodos: A amostra foi de 4 alunos (2 homens; 2 mulheres), matriculados no Ensino Fundamental II de escolas públicas e que tivessem nota inferior a 50 pontos em pelo menos uma disciplina do 1º ou 2º bimestres. Os alunos foram submetidos a 30 sessões de natação, por um período de 15 semanas (duas vezes por semana). As notas foram identificadas pela média de todas as disciplinas cursadas na série e, desta, fez-se a média para o 1º quadrimestre e para o 2º quadrimestre. Destaca-se que no 1º quadrimestre não tiveram a natação e no 2º, de setembro a dezembro, foi realizada natação, onde suas atividades eram de forma tradicional, com conteúdo que envolvia o domínio do meio aquático, respiração, propulsão, equilíbrio e fundamentos do nado crawl. Foi realizada a estatística descritiva, por meio do programa BioEstat, adotando-se p<0.05. Resultados: Destaca-se inicialmente que a assiduidade dos participantes, nos 30 encontros, foi de 82%. A Tabela 1 demonstra os valores médios das notas para cada participante e o delta variação para as mesmas. Conclusão: Conclui-se, conforme metodologia proposta, que a iniciação em natação, proposta de forma tradicional, não foi capaz de contribuir positivamente no rendimento escolar da maioria dos alunos participantes do estudo.