Resumo

Introdução: A prática esportiva na infância/adolescência deve ser incentivada não somente pelos seus benefícios biológicos, mas pelos cognitivos também. Visto que, poderá auxiliar em um melhor desempenho escolar. Objetivo: Verificar o efeito da iniciação da natação no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental II de escolas públicas do município de Santarém-PA. Materiais e métodos: A amostra foi de 4 alunos (2 homens; 2 mulheres), matriculados no Ensino Fundamental II de escolas públicas e que tivessem nota inferior a 50 pontos em pelo menos uma disciplina do 1º ou 2º bimestres. Os alunos foram submetidos a 30 sessões de natação, por um período de 15 semanas (duas vezes por semana). As notas foram identificadas pela média de todas as disciplinas cursadas na série e, desta, fez-se a média para o 1º quadrimestre e para o 2º quadrimestre. Destaca-se que no 1º quadrimestre não tiveram a natação e no 2º, de setembro a dezembro, foi realizada natação, onde suas atividades eram de forma tradicional, com conteúdo que envolvia o domínio do meio aquático, respiração, propulsão, equilíbrio e fundamentos do nado crawl. Foi realizada a estatística descritiva, por meio do programa BioEstat, adotando-se p<0.05. Resultados: Destaca-se inicialmente que a assiduidade dos participantes, nos 30 encontros, foi de 82%. A Tabela 1 demonstra os valores médios das notas para cada participante e o delta variação para as mesmas. Conclusão: Conclui-se, conforme metodologia proposta, que a iniciação em natação, proposta de forma tradicional, não foi capaz de contribuir positivamente no rendimento escolar da maioria dos alunos participantes do estudo.

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