Resumo

Esse estudo objetivou verificar o desempenho escolar de crianças de sete e oito anos de idade e a sua relação com o desempenho motor. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva de caráter transversal, realizado com 1020 crianças, de 7 e 8 anos de idade, matriculadas na rede de ensino municipal de Balneário Camboriú. Para avaliar o desempenho motor em diferentes situações da vida diária foram utilizados o DCDQ- Developmental Coordination Disorder Questionnaire - Brasil e o MABC-2 (Movement Assessment Battery for Children Second Edition). Para verificar o desempenho escolar, foi utilizado o rendimento escolar apresentado pelo e boletim escolar das disciplinas português e matemática. Para análise de dados foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Nas análises descritivas foram calculados médias e desvio padrão dos escores de desempenho escolar e do desempenho motor e na análise inferencial foram realizados testes comparativos das notas entre crianças em comparação com seu respectivo desempenho motor por meio do teste U de Mann-Whitney. A análise dos dados foi realizada no software SPSS e para todas as análises foi considerado um valor de significância – ou intervalo de confiança – de 95%. A amostra foi composta por 559 crianças, com idade de 7 a 8 anos, 51% do feminino. No que se refere a descrição geral dos dados, é possível identificar que a maior parte dos sujeitos atingiram valores suficientes (>6,0) nas disciplinas de português (92,8%) e matemática (94,4%). Referente ao resultado obtido por meio do questionário DCDQ, foi possível identificar que 78,0% da amostra é classificada como Desempenho Motor Adequado, o que seria considerado um diagnóstico positivo. Quanto ao resultado da avaliação motora, por meio do MABC-2, a maior parte da amostra é caracterizada com desempenho motor típico, 72,1%, enquanto 8,5% apresentam-se com risco de dificuldade, e 19,4% com dificuldade significativa de movimento. Ao analisar os subgrupos do teste, é possível identificar diferenças entre os sexos no percentil de destreza manual (p<0,001), apontando média mais alta para as meninas, e no percentil de lançar e receber (p=0,020), indicando média mais alta para os meninos. Considera -se que a atividade motora é o ponto de partida para a proficiência e a emancipação do sujeito, contribuindo para criar relações significativas entre os estímulos proporcionados pelo contexto e por seu desenvolvimento harmonioso para alcançar o potencial de sintonia e atingir o desempenho escolar esperado. Pode-se enfatizar que os dados do estudo, mesmo em maior ou menor grau, apontam para a possibilidade de concordância com a teoria de que o bom rendimento nas atividades motoras reflete positivamente e de forma direta na qualidade do desempenho escolar dos educandos em geral.

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