Resumo

Analisar as relações entre indicadores de desempenho financeiro e esportivo, considerando efeitos de múltiplas competições e séries dos clubes brasileiros de futebol.
Metodologia/abordagem: Pesquisa descritiva, quantitativa e documental, utilizando dados das demonstrações contábeis. As hipóteses argumentam que o desempenho financeiro dos clubes é influenciado pelo desempenho esportivo, pela participação em múltiplos campeonatos e pela série do campeonato disputado. Para testá-las, foi utilizada regressão com dados em painel.
Originalidade/Relevância: A pesquisa avança, principalmente, em dois aspectos: 1) desempenho individualizado em diferentes campeonatos, nacionais e internacional; 2) mudanças de série no Campeonato Brasileiro.
Principais resultados: Verificou-se, principalmente, que clubes da série A, com maior número de pontos no Campeonato Brasileiro tendem a aumentar ROA a reduzir o endividamento. Quando o clube disputa a série B, tende a apresentar menor rentabilidade e liquidez, desempenho financeiro pior em relação à elite do futebol nacional. São confirmadas as hipóteses: H1, rentabilidade e endividamento são influenciados pelo desempenho esportivo dos clubes; H2, endividamento e liquidez são impactados pela participação em múltiplos campeonatos; e H3, rentabilidade e liquidez são negativamente associados à disputa da série B do Campeonato Brasileiro.
Contribuições teóricas/metodológicas e sociais: Contribui nas discussões sobre as finanças do futebol brasileiro, efeitos de disputar série A ou B e demais competições, propõe variáveis de desempenho esportivo não utilizadas em trabalhos anteriores e apresenta reflexões aos clubes. Avança ao demonstrar efeitos, individuais e conjuntos, do desempenho esportivo em diferentes campeonatos no desempenho financeiro dos clubes, permitindo aos gestores decidirem sobre a priorização de competições.

Acessar