Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho motor de crianças e as affordances do contexto familiar. Fizeram parte do grupo de estudo 20 crianças (9 meninos e 11 meninas) com idade entre 36 e 42 meses. Como instrumento para analisar o desempenho motor foi utilizado a bateria de testes Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2) e, para verificar a qualidade e quantidade das oportunidades do ambiente familiar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD) foram utilizados como instrumentos da pesquisa. O teste de normalidade de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar a normalidade dos dados. A estatística descritiva foi utilizada para descrever as variáveis do estudo e a estatística inferencial por meio dos testes U de Mann-Whitney e Wilcoxon com o valor de α< 0,05 foram utilizados para verificar possíveis diferenças e associações. Os resultados demonstraram que para o grupo de crianças avaliadas não houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis de desempenho motor com as affordances do contexto. Entretanto, os resultados de desempenho motor das meninas foram melhores do que os meninos, sendo estatisticamente significativos (p<0,05). Ainda, as meninas também obtiveram melhores desempenhos nas tarefas de destreza manual com resultados estatisticamente significativos (p<0,001). Contudo, os resultados do presente estudo podem ser interpretados como uma evidência a favor das hipóteses ecológicas sobre o papel do contexto no desenvolvimento motor da criança. Por fim, quando as crianças foram analisadas individualmente foi possível observar a inconsistência dos resultados de desempenho motor e as affordances do ambiente familiar, demonstrando a relevância em estudar não somente o ambiente familiar, mas também os outros contextos nos quais as crianças estão inseridas.