Desempenho Motor de Crianças Maranhenses de 7 a 10 Anos
Por Leonardo Gonçalves da Silva Neto (Autor), Jefferson Eduardo Hespanhol (Autor), Carolina Cirino (Autor), Rafael Rodrigues (Autor), Miguel de Arruda (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: Testes motores são empregados em crianças no diagnóstico
do nível do desempenho motor sob condições conhecidas e também na
seleção de grupos para a participação em atividades planejadas. O objetivo
deste estudo é investigar o desempenho em determinados testes motores
de crianças de 7 a 10 anos do município São Luís - MA. Material e método:
Fizeram parte deste estudo 330 crianças com idade entre 6,50 a 10,49 anos,
sendo 171 meninos e 159 meninas. Foram distribuídas por faixa etária do
seguinte modo: 6,50 a 7,49 anos, 32 meninos e 30 meninas; 7,50 a 8,49
anos, 31 meninos e 34 meninas; 8,50 a 9,49 anos, 55 meninos e 49 meninas;
9,50 a 10,49 anos, 53 meninos e 46 meninas. O desempenho motor das
crianças foi avaliado por meio dos testes de salto vertical, salto horizontal,
teste de sentar e alcançar adaptado e teste de abdominal de 60s. Os testes
foram realizada segundo os procedimentos descritos por MA R INS e
GIANNICHI (1996). As médias dos resultados dos testes foram comparadas
entre meninos e meninas de cada faixa etária, usando o teste "t" de student
para medidas não pareadas. O nível de 0,05 foi escolhido para significância
estatística. Resultados: Não houve diferença significantemente nas medidas
antropométricas, exceto aos 7 anos na variável estatura. Foi observada
superioridade significante nos valores dos meninos nos teste de abdominal
60s aos 7, 9 e 10 anos, teste de impulsão vertical aos 7 e 8 anos, teste de
impulsão horizontal aos 7 e 10 anos, e teste de sentar e alcançar adaptado
aos 8 anos. Conclusão: Os resultados encontrados sugerem que os meninos
apresentam maior desempenham nos testes motores que as meninas, com
exceção do teste de flexibilidade. O teste abdominal parece ser o principal
diferenciador entre meninos e menina deste estudo nessa faixa etária.