Resumo

As crianças estão cada vez mais utilizando brincadeiras e jogos eletrônicos, passando muitas horas diante da televisão e isso pode atrapalhar o processo de desenvolvimento motor bem como o desenvolvimento do sobrepeso e obesidade. A educação física escolar é um importante aliado na promoção de hábitos de vida mais ativos, sendo a educação infantil a primeira etapa de escolarização e a prática de atividades motoras nesta fase é fundamental. O objetivo desse estudo foi avaliar o índice de massa corporal (IMC) e o desempenho motor de escolares com idade de cinco anos dos Centros Municipais de Educação Infantil em Divinópolis/MG. O desempenho motor foi avaliado com o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinations test Für Kinder – KTK) composto por quatro testes: equilibrar-se andando de costas, saltos monopedais, saltos laterais e transposição lateral sobre plataforma. O IMC foi calculado a partir das medidas de peso e altura. Os resultados do presente estudo demonstraram que 80,65% da amostra apresenta deficiência na coordenação motora, e quando comparado entre os sexos os meninos apresentaram melhor coordenação motora que as meninas. Ao analisar o IMC e a coordenação motora não foi encontrada qualquer relação significativa entre eles. Pode-se concluir com o presente estudo que o IMC não influenciou no desempenho motor dos alunos, e que a maioria dos alunos está com a coordenação motora abaixo do esperado. A falta de aulas de educação física com o professor especialista e estímulos específicos para o desenvolvimento motor podem ter contribuído para os resultados encontrados neste estudo, reforçando a necessidade do professor de educação física no ensino infantil.

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