Desempenho Psicomotor de Pessoas com Deficiência Após 12 Semanas de Um Programa de Educação Física Adaptada
Por Leonardo Mateus Teixeira de Rezende (Autor), Osvaldo Costa Moreira (Autor), Lucas Rogério dos Reis Caldas (Autor), Lessandro Antônio de Freitas (Autor), Juliana de Oliveira Torres (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 3, 2015. Da página 38 a 46
Resumo
O presente estudo visou comparar o efeito de 12 semanas de prática de atividades psicomotoras sobre o desempenho motor de pessoas com deficiência (PCD). Compreendemos que o conhecimento de áreas motoras específicas de PCD, como a motricidade fina e grossa, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade, permitem identificar suas dificuldades motoras, planejar o trabalho intervencionista e otimizar sua psicomotricidade. A bateria de testes de coordenação corporal (KTK) é composta por quatro tarefas e desenvolvida para diagnosticar deficiências motoras em crianças com lesões cerebrais e/ou desvios comportamentais. A amostra constou de oito PCD regularmente matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Florestal/MG, com média de idade de 27,25 ± 13,70 anos. Os resultados das quatro tarefas geram um Quociente Motor (QM), que serve de base para classificação final. Para análise do estudo foram utilizadas as tabelas de referência para o teste KTK, empregando-se a estatística descritiva. Na avaliação pré-intervenção o grupo com práticas psicomotoras obteve uma classificação de 83,33% não atingiu os níveis mínimos para de coordenação e 16,67% atingiu a classificação de perturbação na coordenação. Já na avaliação pós-intervenção este mesmo grupo apresentou uma classificação de 50% não atingiu os níveis mínimos para coordenação, 33,33% com perturbação na coordenação e 16,67% com boa coordenação, caracterizando uma melhora estatisticamente significativa (p<0,05). Enquanto o grupo sem práticas psicomotoras obteve uma classificação de 50% não atingiu os valores mínimos para classificação da coordenação e 50% com perturbação na coordenação nas duas avaliações realizadas. A partir dos resultados, é possível concluir que doze semanas de prática de atividades psicomotoras são capazes de produzir melhora significativa sobre o desempenho motor de PCD.