Desempenho Psicomotor em Portadores de Deficiência Mental: Avaliação e Intervenção
Por José Irineu Gorla (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor), Ricardo Alexandre Carminato (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 25, n 3, 2004.
Resumo
Este estudo analisou, através do teste salto monopedal, o progresso de indivíduos portadores de deficiência mental resultante de uma avaliação e intervenção em que se utilizou
uma prática seqüencial. A amostra foi constituída por 9 sujeitos, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, da Apae de Rolândia-PR. Foi realizado um teste de coordenação corporal KTK - tarefa salto monopedal - e um Programa de Educação Física Orientado. O teste “t” de Student apontou diferenças estatisticamente significativas, em nível de p<0,01. Observou-se também que, com exceção do sujeito I, todos os outros tiveram progresso no teste salto monopedal, porém algumas características individuais, como déficit de atenção, ansiedade, distração e timidez, contribuíram para um desempenho insatisfatório em alguns sujeitos quando analisados individualmente. Estes dados podem indicar um referencial de que o Programa de Educação Física Orientado exerceu nos sujeitos do estudo uma melhora, ou progresso na coordenação corporal - salto monopedal - dos indivíduos portadores de deficiência mental.