Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de investigar o desempenho em uma tarefa complexa de “timing” coincidente com desaceleração do estímulo visual em indivíduos de diferentes idades. Participaram do estudo 60 indivíduos distribuídos em quatro grupos experimentais: criança (n =15), adolescente (n =15), adulto (n =15) e idoso (n =15). O instrumento utilizado foi um aparelho de “timing” coincidente em tarefas complexas. A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. O estudo foi realizado em uma única fase com a execução de 15 tentativas para cada indivíduo. Os resultados mostraram que os adolescentes apresentaram menor erro absoluto, seguidos pelos adultos, crianças e, por último, idosos. No erro variável, os adolescentes apresentaram menor erro, seguidos pelos adultos, idosos e, por último, crianças. Para o erro constante, as crianças apresentaram uma tendência de atrasar as respostas, enquanto adolescentes, adultos e idosos tiveram uma tendência de adiantá-las. UNITERMOS: “Timing” coincidente; Desempenho; Tarefa complexa; Diferentes idades.

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