Desenhar e registrar: a criação coreográfica com crianças pequenas
Por Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Autor), Soraya Corrêa Domingues (Autor), Letícia Cristina Lima Moraes (Autor), Andrea Cristina Santos (Autor), Maria Clara Rabelo Jaime (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 6, 2024.
Resumo
Refletir sobre as possibilidades de composição coreográfica para crianças é de extrema importância para gerar repertório de atuação dentro de uma possível manifestação da Ginástica para Todos (GpT): as coreografias. Nesse sentido, o seguinte trabalho busca apresentar uma proposta de construção coreográfica para crianças de três a cinco anos que tenha como base a criatividade, autonomia, protagonismo, participação e formação humana. Tal empreitada inicia nas atividades do Projeto de Extensão “Artes Circenses e Ginástica como possibilidade de formação de professores na UFPR” por meio de análise descritiva construída por meio de relato de experiência. A experiência apresentada é dividida em quatro momentos que convergem no desenhar como suporte para a composição coreográfica: Exploração e Vivência; Escolha de movimentos; Desenho e Registro; Ensaio. Desse modo, observa-se que a experimentação com posterior registro por desenhos pode se considerar um mecanismo viável que permite o estímulo ao protagonismo de cada criança.