Resumo

Recentemente, em vários estados australianos, os campos de educação em saúde e educação física têm sido articulados nas escolas em uma única área de ensino. Este artigo identifica discursos a respeito de saúde que se evidenciam no contexto de um currículo contemporâneo de educação física em saúde, especificamente aquele que está sendo aplicado nas escolas australianas do Estado de Victoria . Por intermédio da análise do currículo e de narrativas de professores a respeito dos princípios curriculares, e de suas experiências em implementá-los, fica demonstrado que atualmente são predominantes noções particulares de saúde relacionadas aos ideais neoliberais de cidadania, hdlismo e identidade pessoal. Há uma forte evidência da influência dos pressupostos da "nova saúde pública" e de idéias a respeito da importância do controle emocional e da auto-estima, tanto no currículo quanto nos relatos dos professores. No entanto, argumenta-se que, ao mesmo tempo em que os ideais dominantes do currículo são geralmente aceitos pelos professores, há também evidências de resistência, intencionais ou não, a estes mesmos ideais no âmbito escolar.

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