Desenvolvendo Um Modelo de Revisão Rápida Para Graduação em Educação Física
Por Crisllayne Fátima de Souza (Autor), Veronica Volski Mattes (Autor), Michael Pereira da Silva (Autor), Taniya Singh Nagpal (Autor), Danilo Fernandes da Silva (Autor).
Resumo
Referências
ACSM. American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
BACCHI, M.; MOTTOLA, M. F.; PERALES, M.; REFOYO, I.; BARAKAT, R. Aquatic activities during pregnancy prevent excessive maternal weight gain and preserve birth weight: A randomized clinical trial. American Journal of Health Promotion, Thousand Oaks, v. 32, n. 3, p. 729-35, 2018.
BACIUK, E. P.; PEREIRA, R. I.; CECATTI, J. G.; BRAGA, A. F.; CAVALCANTE, S. R. Water aerobics in pregnancy: cardiovascular response, labor and neonatal outcomes. Reproductive Health, London, v. 5, n. 1, p. 10, 2008.
BACKHAUSEN, M. G.; KATBALLE, M.; HANSSON, H.; TABOR, A.; DAMM, P.; HEGAARD, H. K. A standardised individual unsupervised water exercise intervention for healthy pregnant women. A qualitative feasibility study. Sexual and Reproductive HealthCare, Stockholm, v. 5, n. 4, p. 176-81, 2014.
BACKHAUSEN, M. G.; TABOR, A.; ALBERT, H.; ROSTHØJ, S.; DAMM, P.; HEGAARD, H. K. The effects of an unsupervised water exercise program on low back pain and sick leave among healthy pregnant women - a randomised controlled trial. PloS One, San Francisco, v. 12, n. 9, p. e0182114, 2017.
BARAKAT, R.; PERALES, M.; CORDERO, Y.; BACCHI, M.; MOTTOLA, M.F. Influence of land or water exercise in pregnancy on outcomes: a cross-sectional study. Medicine and Science in Sports and Exercise, Indianapolis, v. 49, n. 7, p. 1397-403, 2017.
BRANDT, R.; MADUREIRA, A. S.; HOBOLD, E. Projetos de extensão fazendo a diferença na formação do profissional de educação física na Unioeste. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 113-7, 2020.
CARPENTER, R. E.; EMERY, S. J.; UZUN, O.; D’SILVA, L. A.; LEWIS, M. J. Influence of antenatal physical exercise on haemodynamics in pregnant women: a flexible randomisation approach. BMC Pregnancy Childbirth, London, v. 15, n. 1, p. 186, 2015.
CAVALCANTE, S. R.; CECATTI, J. G.; PEREIRA, R. I.; BACIUK, E. P.; BERNARDO, A. L.; SILVEIRA, C. Water aerobics II: maternal body composition and perinatal outcomes after a program for low risk pregnant women. Reproductive Health, London, v. 6, p. 1, 2009.
CHALMERS, I. If evidence-informed policy works in practice, does it matter if it doesn’t work in theory? Evidence & policy: a journal of research. Debate and Practice, Bristol, v. 1, n. 2, p. 227-42, 2005.
CORDERO RODRIGUEZ, Y; MOTTOLA, M. F.; VARGAS, J.; BLANCO, M.; BARAKAT CARBALLO, R. O. Exercise in associated with a reduction in gestational diabetes mellitus. Medicine and Science in Sports and Exercise, Indianapolis, v. 47, n. 7, p. 1328-33, 2015.
OBJETIVO: Elaborar um modelo de revisão rápida que pode ser útil para trabalhos de conclusão de curso (TCC) de Educação Física, e para a aproximação entre evidências científicas e prática profissional.
MÉTODOS: São descritas as adaptações feitas para criar um método alternativo de condução de revisões rápidas para TCC’s de curso de graduação.
RESULTADOS: Aluna e professor apresentaram os dados extraídos dos estudos, opinião inicial e síntese final da aluna e, finalmente, relato crítico de membros da banca e pesquisadora com experiência em tradução de conhecimento (Knowledge Translation, KT) sobre a estratégia desenvolvida froam incluídos.
CONCLUSÃO: Espera-se que esse relato propicie discussão continuada sobre o processo de orientação de TCC’s na Educação Física, neste caso com ênfase em Atividade Física e Saúde e formas de se fazer a evidência científica se aproximar da prática, através de ações direcionadas aos futuros profissionais