Resumo

Tendo em vista o crescente interesse e necessidade da inserção do folclore na formação de professores, gerada por uma revalorização do tema a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1995), este estudo propôs-se a investigar as possibilidades de utilização e as contribuições das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a formação de licenciandos em Educação Física da EEFD/UFRJ, a partir do desenvolvimento e análise do banco virtual de "Objetos de Aprendizagem" (Barron, 2000, Downes, 2000, Wiley, 2000). Para esta realização, foi necessário investigar as relações entre folclore e educação, as abordagens atuais para as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no campo educacional e as teorias do desenho instrucional nas quais se estrutura o conceito de Objetos de Aprendizagem. O banco virtual desenvolvido intitula-se "Ambiente Virtual de Folclore e Educação (AVFOLC)" e segue a proposta de utilização e reutilização dos Objetos de Aprendizagem em diferentes contextos. A análise do uso do AVFOLC foi realizada por meio de um estudo piloto com um grupo de 52 alunos do curso de licenciatura em educação física da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, no segundo semestre de 2003. Estes alunos foram convidados a utilizar o AVFOLC como suporte para o planejamento de aulas de educação física. Utilizando-se o histórico da navegação, o questionário de avaliação e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, foram colhidos dados que permitiram perceber o potencial de utilização deste ambiente virtual, tanto por alunos do curso, quanto para a formação permanente e continuada de outros profissionais de ensino.

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