Desenvolvimento do Comportamento Motor Aquático: Implicações Para a Pedagogia da Natação
Por Ernani Xavier Filho (Autor), Edison de Jesus Manoel (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 10, n 2, 2002. Da página 85 a 94
Resumo
Há um relativo consenso de que os conhecimentos acerca da seqüência de desenvolvimento motor podem subsidiar a estruturação de programas de Educação Física. Entretanto, a aplicação desses conhecimentos nos programas de ensino da natação ainda é incipiente. A prática comum consiste na utilização de “seqüências pedagógicas” para o ensino dos quatro estilos, sem considerar as fases de desenvolvimento da habilidade nadar, na primeira infância. Os objetivos do presente ensaio foram: a) revisar alguns estudos que descreveram a seqüência de desenvolvimento motor aquático e b) identificar os aspectos teóricos que podem ser aplicados para um melhor desenvolvimento de programas de natação. PALAVRAS-CHAVE: nadar; seqüência de desenvolvimento motor aquático, habilidade motora, processo ensinoaprendizagem de habilidades motoras.