Resumo

Esta investigação objetivou analisar o desenvolvimento da consciência corporal de crianças na idade pré-escolar, que foram submetidas a aulas de Educação Física, nesta fase de escolaridade. Através do teste do Desenho da Figura Humana (TFH) foi possível aferir o nível de consciência corporal dessas crianças, a cada 2 meses. No último mês de trabalho, foi aplicado o TFH a outro grupo de crianças com as mesmas características escolares e mesma faixa etária que não recebeu interferência da Educação Física. Analisamos os resultados, em dois momentos; o primeiro observou o desempenho do lº grupo no pré e no pós-teste. Registrando-se neste último, os melhores índices de ocorrência dos itens corporais no TFH, com um nível de significância = 0; que rejeitou a hipótese nula. No segundo momento, foram confrontados os resultados do pós-teste (lº grupo), com os dados da aplicação do 2º grupo. Observando-se nas primeiras crianças, os melhores níveis de consciência corporal; indicando pelo teste da mediana, uma significância < 0,1%, também rejeitando Ho. Os resultados deram-nos indícios de que houve contribuição da Educação Física no processo de desenvolvimento da consciência corporal das crianças do 1º grupo. Indicaram também; que as variáveis idade e maturidade biológica tiveram influência pouco expressiva neste desenvolvimento, uma vez que entre os dois grupos prevaleceu o desempenho das crianças que tiveram aulas de Educação Física. Concluiu-se ainda, que é viável o trabalho da Educação Física na idade pré-escolar, desde que seja integrado com a escola; e que tenha como objetivo estimular os aspectos da consciência corporal das crianças 

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