Resumo

Esta investigação objetivou analisar o desenvolvimento da consciência corporal de crianças na idade pré-escolar, que foram submetidas a aulas de Educação Física, nesta fase de escolaridade. Através do Teste do Desenho da Figura Humana (TFH), foi possível aferir o nível de consciência corporal dessas crianças, a cada 2 meses. No último mês da pesquisa, foi aplicado o mesmo teste a outro grupo de crianças com as mesmas características escolares e mesma faixa etária, que não recebeu a interferência da Educação Física. Analisamos os resultados, em dois momentos. O primeiro observou o desempenho do 1º grupo no pré e no pós-teste. Registrando-se neste último os melhores índices de ocorrências dos itens corporais no TFH, com um nível de significância ~0; que rejeitou a hipótese nula. No segundo momento, foram confrontados os resultados do pós-teste (1º grupo), com os dados da aplicação do 2° grupo. Observando-se nas primeiras crianças, os melhores níveis de consciência corporal; indicando pelo teste da Mediana, uma significância <0,1%, também rejeitando Ho. Os resultados deram-nos indicativos de que houve contribuição da Educação Física no processo de desenvolvimento da consciência corporal das crianças do 1º grupo. Indicaram também; que as variáveis idade e maturidade biológica tiveram influência pouca expressiva neste desenvolvimento, uma vez que entre os dois grupos prevaleceu o desempenho das crianças que freqüentaram as aulas de Educação Física. Conclui-se ainda, que é viável o trabalho da Educação Física na idade pré-escolar, desde que seja integrado com a equipe técnica-pedagógica da escola, e que tenha como objetivo estimular os aspectos da consciência corporal das crianças.