Desenvolvimento das Habilidades Especializadas do Tênis e Sua Relação com o Sexo, em Um Programa Interventivo de Iniciação Ao Esporte
Em XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Estudos apontam diferenças na motricidade entre os gêneros com melhor desempenho motor de meninos em habilidades de controle de objetos quando comparados às meninas. Já nas habilidades de locomoção, isto não é notável. Estas diferenças são decorrentes, provavelmente, de um maior incentivo e oportunidades de pratica para o s meninos. A própria sociedade separa as brincadeiras de meninos e meninas, promovendo as atividades que exigem mais força e velocidade para meninos, e atividades de motricidade fina para as meninas. Nas aulas de Educação Física, alguns profissionais ainda separam meninos e meninas em atividades distintas, oportunizando mais tempo e instrução para os meninos. O objetivo desta pesquisa, de delineamento quase-experimental, foi investigar a influência de um Programa Interventivo de Iniciação ao Tênis, em crianças participantes de um Projeto Social, nas habilidades motoras especializadas do esporte. A amostra desta pesquisa foi de 26 crianças (14 meninas e 12 meninos), com idades de 5 a 7 anos.