Desenvolvimento das situações didáticas

Parte de Educação Física cultural inspiração e prática pedagógica . páginas 59 - 80

Resumo

As narrativas docentes acerca do currículo cultural da Educação Física realçam o desenvolvimento das situações didáticas que lhes são inerentes: mapeamento, leitura, vivências, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação. Apesar de responsabilidades e atribuições distintas, na perspectiva cultural, docente e discentes assumem a autoria curricular. Enquanto o primeiro seleciona o tema de estudo, organiza as atividades de ensino, conduz o processo e interpela os estudantes, estes, em posse de certas representações, negociam e traduzem os conhecimentos veiculados conferindo-lhes novos significados. Assim, sugerem, alteram, propõem e enriquecem as aulas, participando do que lhes é proposto de muitas maneiras. Sabe-se que, conforme o grupo social, o contato com as práticas corporais difere bastante. As famílias costumam socializar as crianças em um patrimônio cultural corporal específico, mas, à medida que crescem, diversificam e multiplicam as oportunidades de acesso às brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. Seja através dos meios de comunicação, escola, comunidade, experiências formalizadas ou nos momentos de lazer, as pessoas constroem e reconstroem constantemente o próprio repertório