Resumo

Abordagens modernas estão começando a enfatizar o talento esportivo a partir de uma concepção multidimensional e dinâmica, destacando o desenvolvimento (a capacidade do indivíduo de aprender) ao invés de focar na identificação de talentos (o que eles já sabem). Fomentar a posse e implementação de "Psychological Characteristics of Developing Excellence” (PCDEs) auxilia os atletas a ter mais êxitos em transformar o seu potencial em realização, e em enfrentar os desafios ao longo do percurso de desenvolvimento. Tendo em vista este cenário, essa dissertação teve como objetivo traduzir e fornecer uma validação inicial do “Psychological Characteristics of Developing Excellence Questionnaire - version 2” (PCDEQ2), para uma versão em língua portuguesa, com o intuito de viabilizar uma ferramenta formativa pratica, que possibilite avaliar PCDEs (adaptativas, mal adaptativas e de duplo efeito) de atletas em desenvolvimento no Brasil. Para isso, realizou-se a tradução deste questionário, de acordo com a metodologia translate – translate back (tradução-retrotradução). Em seguida, 375 atletas de nível estadual e nacional, com idade entre 10 a 21 anos, e de diferentes modalidades coletivas e individuais, responderam o questionário. O processo de tradução e avaliação das propriedades psicométricas do PCDEQ2 através da análise fatorial exploratória apresentou resultados satisfatórios de validade e confiabilidade, resultando numa estrutura final de 63 itens, que incluem PCDEs adaptativas, mal adaptativas e de duplo efeito, distribuídos numa estrutura fatorial de 7 fatores (tendências perfeccionistas; imagem mental e preparação ativa; autorregulação e autocontrole; apoio social; enfrentamento ativo (coping); respostas adversas ao fracasso; e pensamentos negativos). Além disso, a consistência interna total apresentou resultado excelente com valor de 0,901 para o Alfa de Cronbach. O PCDEQ2 na versão em português é capaz de fornecer informações para treinadores e atletas, a respeito de PCDEs que necessitam de suporte, estão sendo negligenciadas ou devidamente abordadas durante o processo de treinamento. Além de servir como uma ferramenta de avaliação formativa prática, este questionário ainda pode monitorar o impacto e eficácia das intervenções na implementação destas características.

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