Desenvolvimento de estratégias mercadológicas e comunicacionais pelo gestor do lazer
Por Nicolas Caballero Lois (Autor).
Parte de Gestão Estratégica das Experiências de Lazer . páginas 223 - 231
Resumo
Estamos passando da economia de mercado do século XX para a economia de serviços do século XXI. Tanto em países desenvolvidos como nos denominados em desenvolvimento, os serviços apresentam os principais índices de crescimento econômico entre as nações. De acordo com Beting (2000), os serviços correspondem a 70% da economia dos Estados Unidos. De igual forma, é na economia de serviços que se concentram as principais indústrias do mundo. Entre elas, pode-se citar a indústria do entretenimento. Pesquisas apontam que, atualmente, uma significativa parcela da sociedade mundial é composta por indivíduos denominados passivos, isto é, crianças, jovens e a melhor idade, os quais não desenvolvem nenhum tipo de atividade profissional. Para eles, bem como para os demais indivíduos que dispõem de tempo livre entre suas jornadas, torna-se fundamental a existência e oferecimento de atividades de entretenimento. Entre os principais segmentos que constituem a indústria do entretenimento, podem-se citar o turismo, o showbiz e o esporte. De acordo com dados do Ministério do Turismo, essa atividade movimentou R$ 492 bilhões no Brasil em 2014. Da mesma forma, o showbiz, segmento que concentra atividades como música, shows, teatro, televisão, entre outros, apresenta, cada vez mais, um crescimento significativo. Prova disso é que, segundo a Agência Nacional do Cinema - Ancine, em 2014, 155,6 milhões de pessoas frequentaram uma sala de cinema no Brasil, gerando uma arrecadação de R$ 1,96 bilhão. Já no que tange o esporte, segundo dados da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, essa atividade movimenta mais de US$ trilhão no mundo