Resumo

De acordo com Kotler (2000) o marketing é a intenção de entender e atender o mercado. O autor ainda contribui com a ampliação do significado da palavra marketing e suas interfaces, fazendo emergir um rol de categorias que devem ser identificadas numa análise de ambiente. O esporte nacional passou por momentos de profundas mudanças no século XX e atualmente vive um esplendor com a realização de grandes eventos esportivos em seu território, como a Copa do Mundo FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de janeiro em 2016. Os referidos acontecimentos requerem do governo um planejamento adequado com definições de longo prazo, que implicam em alocação de recursos e questões logísticas para aumentar o relacionamento entre clientes, produtos e mercados ou se preferirmos entre a população, atletas e cidades. Em outras palavras, há que se preocupar com os legados advindos destes eventos e sua estruturação para a qualificação do esporte nacional. O objetivo desta investigação é identificar o posicionamento do esporte no Brasil, descrevendo a visão das pessoas sobre a prática esportiva e a influência dos grandes eventos no comportamento da população. O estudo tem característica qualitativoanalítica consubstanciado em Minayo (2007). A partir dos resultados encontrados, é possível perceber que a realização de grandes eventos esportivos influencia de maneira positiva a população no que refere ao valor da prática esportiva e reconhecimento de modalidades, aumentando o potencial de atração de recursos financeiros para investir na infraestrutura e sustentabilidade das organizações promotoras do esporte. Outro aspecto relevante apontado pelo estudo foi a desigualdade existente nos investimentos e direcionamento das verbas públicas como fatores que interferem na profissionalização e maior penetração do esporte na sociedade.