Desenvolvimento do Esporte no Brasil: Desafios a Partir dos Mega Eventos
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Resumo
De acordo com Kotler (2000) o marketing é a intenção de entender e atender o mercado. O autor ainda contribui com a ampliação do significado da palavra marketing e suas interfaces, fazendo emergir um rol de categorias que devem ser identificadas numa análise de ambiente. O esporte nacional passou por momentos de profundas mudanças no século XX e atualmente vive um esplendor com a realização de grandes eventos esportivos em seu território, como a Copa do Mundo FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de janeiro em 2016. Os referidos acontecimentos requerem do governo um planejamento adequado com definições de longo prazo, que implicam em alocação de recursos e questões logísticas para aumentar o relacionamento entre clientes, produtos e mercados ou se preferirmos entre a população, atletas e cidades. Em outras palavras, há que se preocupar com os legados advindos destes eventos e sua estruturação para a qualificação do esporte nacional. O objetivo desta investigação é identificar o posicionamento do esporte no Brasil, descrevendo a visão das pessoas sobre a prática esportiva e a influência dos grandes eventos no comportamento da população. O estudo tem característica qualitativoanalítica consubstanciado em Minayo (2007). A partir dos resultados encontrados, é possível perceber que a realização de grandes eventos esportivos influencia de maneira positiva a população no que refere ao valor da prática esportiva e reconhecimento de modalidades, aumentando o potencial de atração de recursos financeiros para investir na infraestrutura e sustentabilidade das organizações promotoras do esporte. Outro aspecto relevante apontado pelo estudo foi a desigualdade existente nos investimentos e direcionamento das verbas públicas como fatores que interferem na profissionalização e maior penetração do esporte na sociedade.